quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dia 15/07/2013, Xique Xique.

Despertamos às 06 horas e às 06:30 realizamos nosso momento devocional dirigido por Solymar que utilizou o texto de I Co 12:12-27 e falou sobre a diversidade que há no corpo de Cristo, a Igreja. Enfatizou que devemos nos soltar nas mãos de Deus em confiança total e deixar que Ele use os dons e talentos que nos concedeu.

Após o café da manhã partimos para a Escola Prof. Luiz Navarro de Brito, local de funcionamento do Projeto Fonte do Saber. O Grupo foi dividido em várias equipes para atender as turmas com vistas ao desenvolvimento das atividades previamente estabelecidas para cada faixa etária dos 08 aos 12 anos. Em cada turma houve contação de histórias, músicas e jogos e recreação.

À tarde as atividades foram voltadas para as crianças maiores na faixa etária entre 14 e 17 anos. Foi ministrada uma palestra pelo Pr. Adenilson abordando o tema “Sabedoria para viver na visão bíblica”. Em seguida as turmas foram organizadas pelo Francisco e pelo Pr.Jaderson para o período de jogos e recreação que teve início após o intervalo às 15:30 e foi até às 17 horas.

Vidas que inspiram

Visitar o Projeto Fonte do Saber é ter uma aula de vida. Encontramos ali gente que teria todos os motivos para reclamar da vida ou até revoltar-se contra Deus, porém, ao contrário disso decidiram fazer de sua vida uma inspiração. É o caso do Prof. Eurico que teve paralisia infantil aos 2 anos por falta de informações dos pais. Por não ter tomado a segunda dose da vacina Eurico ficou com uma deficiência física grave que o obriga a andar agachado de “quatro pés” porque sua coluna não fica ereta.

Para se locomover o Prof. Eurico utiliza um quadricicloque conseguiu adquirir  pouco mais de um ano. Antes ele usava um velho triciclo e se movia “pedalando” com a mão direita para locomover-se pelas ruas. Eurico especializou-se em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Braille. A primeira é a língua utilizada para comunicação com os surdos e a segunda é a língua usada pelos cegos para ler e escrever. Hoje Eurico é professor concursado da Prefeitura de Xique-Xique e trabalha exclusivamente no Projeto Fonte do Saber onde desenvolve um belíssimo e necessário trabalho com deficientes visuais. Ele dá suporte aos alunos com deficiência visual junto aos professores das diversas disciplinas. Seu trabalho consiste em traduzir para o braille  os conteúdos ministrados pelos professores possibilitando aos alunos o acompanhamento das aulas e exercícios. Do mesmo modo o Prof. Eurico verte para a língua portuguesa as tarefas, exercícios e provas realizados pelos alunos para que os professores possam avaliar.

Ria, se puder

O nosso querido Wendel promoveu seu momento cômicoe nos proporcionou boas risadas. Um dos motoristas pediu ao Wendel para fazer alguma coisa no ônibus. Mostrou a nosso irmão como deveria proceder para abrir e fechar a porta evitando trancar o veículo com a chave pelo lado de dentro.
Como se tivesse sido instruído a fazer exatamente o contrário, o caríssimo Wendel abriu o ônibus e fez o que lhe fora solicitado. Em seguida, saiu e travou a porta do ônibusmas...esquecera de um pequeno detalhe... a chave havia ficado pelo lado de dentro. E agora meu irmão? Imediatamente chamaram São Dino com sua vasta experiência em situações dessa natureza. Num abrir e fechar d’olhos, um pedaço de arame e o apoio espiritual de São Jadinhoclic, a porta abriu. Wendel, que já estava sem saber o que fazer, respirou mais que aliviado. Mas, nós outros que presenciamos a cena, Francisco, Dino,JadersonAdenilson, Pr. Marcos, rimos muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário