sábado, 13 de julho de 2013

O sonho, as lutas e as vitórias

No começo era só um sonho que surgiu a partir da visita do Pr. Marcos Mendes à nossa Igreja em agosto de 2012. Naquela ocasião a equipe do Ministério de Missões havia acabado de retornar do Amazonas onde, em julho daquele ano, realizou o Projeto junto à Missão Asas de Socorro numa comunidade ribeirinha chamada Manacapuru.

Rita, Francisco e o Pr. Jaderson abraçaram a ideia e a apresentaram à Igreja que respondeu favoravelmente. Depois de cinco meses de planejamento e intenso trabalho desenvolvido pelo Ministério de Missões, sob a liderança do casal Rita e Francisco, finalmente chegou o grande dia. Foram muitas reuniões que resultaram na execução de vários movimentos com o objetivo de angariar os recursos necessários para financiar a viagem. 

Alem disso, foram muitos momentos de oração, vigília e jejum, buscando no Senhor as soluções para viabilização do Projeto que, aos poucos, foi tomando o coração da Igreja. Lentamente foram aparecendo candidatos interessados em participar, porém, poucos deles confirmaram presença nesse primeiro momento. Mesmo assim, sentíamos a bênção do Senhor  sobre o Projeto.

Em meio a isso também, é claro, ocorreram situações de dúvida. O custo do ônibus e o pequeno número de candidatos até bem próximo à viagem pairava como uma ameaça: será que teremos o número de pessoas suficiente? Para enfrentar tal circunstância intensificamos as orações ao Senhor. E nossa oração era para que o Senhor levantasse aqueles que Ele queria que participassem do Projeto.

E a resposta veio clara. Ofertas generosas foram feitas por irmãos da Igreja exclusivamente para ajudar a financiar a ação missionária. Alguns desses irmãos infelizmente não puderam estar pessoalmente conosco, mas estão presente na sua atitude que viabilizou a participação de muitos que não tinham condições de arcar com o custo da viagem. Assim, numa ampla mobilização dos membros da I Igreja Congregacional em Ribeirão Preto o Projeto Missionário em Xique-Xique entrou em sua fase de execução no dia 11 de julho de 2013, à partir das 22 horas.

A viagem de ida

Começamos a nos reunir no templo da Igreja Congregacional à partir das 22 horas. Saimos de Ribeirao Preto à uma hora da madrugada do dia 12/07. Durante toda a viagem a alegria era visível em cada face. Tivemos brincadeiras, louvor ao Senhor, o bate-papo descontraído sobre assuntos diversos. O assunto que dominou as conversas foi a tal dieta lowcarb que está desafiando os hábitos alimentares das pessoas. Uma questão que alguém levantou era como manter essa dieta numa viagem dessa natureza. O Pr. Jaderson deu a resposta sábia e certeira: “Ora vamos comer normalmente do que eles tiverem para nos oferecer”.  O Pastor assim demonstrou a coerência que deve caracterizar a vida prática daqueles que se propõem, pelo menos por um tempo, viver no campo missionário.

É claro, não posso deixar de mencionar as brincadeiras e piadas com baiano, comandadas por ninguém menos que ele, o único, o próprio, o sempre bem humorado “Dino”. Outro fato que nos chamou a atenção foi um hotel chamado Hotel Pindaíba que havia à beira de uma rodovia no DF. Ficamos imaginando porque tal nome já que está, geralmente, associado com penúria financeira, perrengue, ficamos curiosos para ver o tal hotel, porém, não foi possível.
No decorrer da viagem registramos alguns recordes:
  1.  Recorde de tempo conversando ininterruptamente: As campeãs foram Regina e Cris e em segundo lugar, Creuza e Sueli. Onde será que essas irmãs acham tanto assunto para conversar? (risos).
  2. Recorde de permanência no mesmo assento no ônibus: Em primeiro lugar Leila e em segundo Vanessa. Elas ficavam o tempo todo quietinhas, porém, não era por tristeza, medo ou coisa assim, é o jeitinho delas que muito nos abençoou com sua disposição em ajudar.
  3. Recorde de permanência em pé em oração: a campeã incontestável foi a irmã Solymar. A cada freio mais brusco, uma curva mais acentuada, ou uma ultrapassagem feita era suficiente para fazer nossa Irmã levantar-se da poltrona e ficar de pé de olho na estrada e firme nas orações. Valeu Irmã certamente Deus ouviu suas orações.
  4. Recorde de tempo dormindo durante a viagem: empataram as queridas Amanda e Letícia. Onde essas criaturas acham tanto sono?  Nada contra, não havia mesmo muita coisa para fazer, então por que não dormir?
  5. Recorde de consumo de sanduiche com coca-cola: líder isolado o amado irmão Wendel. Como gosta de sanduiche com coca-cola!

Assim, depois de termos feito a maior parte da viagem, na cidade de Barra-Ba, fizemos a travessia do Rio São Francisco numa balsa. Um percurso que durou uns 20 minutos. Numa madrugada fria e sem nuvens pudemos contemplar a imensidão negra pontilhada de luzes brilhantes sobre nossas cabeças diante da qual ficamos todos extasiados, já que não é uma imagem comum no agitado cotidiano urbano em que vivemos. Amanda expressou o desejo de todos: “Eu quero poder ver esse céu todos os dias em minha cidade.” Foi um momento de adoração ao Senhor.

Por volta das 4 horas da madrugada chegamos a Xique-Xique. Apanhamos nossas bagagens e fomos nos acomodar. As mulheres ficaram instaladas numa casa previamente preparada para elas e nós, os marmanjos, fomos instalados no salão da Igreja onde dormimos já a ouvir galos cantando nos quintais anunciando o nascer de um novo dia.

Um abraço a todas e todos e até o próximo post quando vamos tentar inserir algumas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário